Luiza Musela: Bem Estar - Previna o Câncer de Mama

Bem Estar - Previna o Câncer de Mama

/
0 Comments
Olá meninas, 
A polêmica vem desde da esposa do roqueiro Ozzy (Black Sabbath), quando ela retirou os seios para prevenção do câncer de mama, pois descobriu que tinha gene que poderia futuramente ter o câncer, e o mais novo caso, foi da atriz de hollywood Angelina Jolie que resolveu retirar as mamas, pois também descobriu o tal gene , e sua mãe faleceu com 53 anos dessa tal doença :/ . 



Vamos ver o que um profissional pode dizer: "Segundo o mastologista João Carlos Sampaio Góes, diretor técnico-científico do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, além da questão genética, existem outros fatores que acusam a maior possibilidade de ter a doença, como o estilo de vida e o histórico do paciente e a presença de casos de câncer na família. Por isso, cogitar a retirada das mamas requer que se avalie cada caso em particular, bem como as condições de saúde da mulher. A cirurgia profilática é indicada apenas a pacientes de alto risco confirmado."



Temos que nos prevenir né meninas, mas vamos entender melhor?
 O método consiste em pegar uma amostra de sangue e rastrear mutações em genes que, segundo estudos, elevam pra valer o risco de câncer, como o BRCA1.

Prevenção sem Cortes: 

"De modo geral, as recomendações para flagrar o quanto antes um câncer de mama, algo fundamental para vencer a doença — quanto mais cedo o problema for descoberto e começar o tratamento, maior a chance de cura — envolvem a realização do autoexame e da mamografia a partir dos 40 anos de idade. O exame tem de ser feito anualmente. Caso a mulher possua histórico familiar da doença, a inspeção deve começar mais cedo e se repetir a cada seis meses. 
Quando é confirmado um alto risco e a mulher não quer, sob hipótese nenhuma, passar por uma cirurgia para remover as mamas, uma opção é apelar para o que os especialistas chamam de quimioprevenção." disse Góes

Algumas atrizes que foram fizeram a prevenção ou tiveram que retirar a mama por que tiveram o Câncer de Mama:

  
Pode-se fazer a mastectomia (retirada radical das mamas) ou uma adenectomia (a remoção das glândulas mamárias), Angelina Jolie fez a segunda opção!

Bom meninas é isso aí, vamos nos prevenir e irmos ao nosso ginecologista e também fazer os exames periódicos!

Beijos enormes da Lú


Você pode gostar também..

Nenhum comentário:

A tal da Nati. Tecnologia do Blogger.