Luiza Musela: Viva o Azul - Xô Preconceito

Viva o Azul - Xô Preconceito

/
2 Comments
Olá Innovadores!

Tudo bem com vocês? Queria falar de algo bem sério, sobre o Novembro Azul.
O mês de Novembro é o mês escolhido para abordar câncer de Próstata, ou seja, para que essa bandeira seja levantada, nós mulheres e homens que não tem aqueles pensamentos de cabeça fechada temos que fazer uma campanha forte.

Resultado de imagem para novembro azul
















Infelizmente o preconceito afasta os homens de procurarem o serviço de saúde para se cuidarem, principalmente quando se trata de sua genitália, como câncer de pênis, testículos e também de Próstata, eles não conseguem ter alguém analisando a genitália e muito menos fazer exame de próstata, que é introduzir um dedo pela região anal masculina e ali sentirá se há algum tipo de massa e ainda poderá mensurar ( medir) de forma inespecífica do tumor.

Resultado de imagem para câncer de próstata

E sim precisamos tocar nesse assunto, e fazer o exame de Toque sim, você homem não será menos homem por ser tocado, é necessário, nem sempre os exames de imagem como Ultrassonografia de Abdômen Total ou pélvica poderá encontrar algum tumor e nem o exame de sangue que rastreia a enzima específica (PSA) e quando há alteração aparece, mas há alterações tão discretas que não aparece nesses exames.

Resultado de imagem para novembro azul

Homem, faça seus exames com rotina de 6 em 6 meses ou 1 vez ao ano antes dos 50 anos e depois no mínimo de 6 em 6 meses. Se cuidar faz parte de uma qualidade de vida que todos corremos atrás, nós mulheres temos mais facilidade de nos cuidarmos, rompemos esse tabu, mas vocês homens acham que irem ao médico é assinar um termo falando que são fracos, mas não. 
Vamos correr atrás, podem reverter a estatística e diminuir a incidência desse câncer.

Fiquem Alertas sobre o Sintomas:

Resultado de imagem para câncer de próstata

Prevenção:*

Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias. 

*(Fonte: INCA)


Com operação da próstata não ficarão "brochas" e não perderão a vontade de ter relações sexuais, pois muitos acham que a operação pode ocasionar isso, e que serão menos homens por conta disso. Sejamos prudentes, e queira sempre o seu bem e das pessoas que estão ao seu redor.

Beijos enormes

Cuide-se e xô preconceito



Você pode gostar também..

2 comentários:

  1. Muito informativo Lu! é importante mesmo falarmos sobre esse assunto cheio de tabus e preconceitos.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Lu !!!
    Sempre trazendo a Saúde em primeiro lugar !!!
    Xô preconceito !

    Beijinhos

    ResponderExcluir

A tal da Nati. Tecnologia do Blogger.